Planejamento
Caixa apresenta metas para 2016
Publicado em 20 de janeiro de 2016, às 20h02

Com o objetivo permanente de aperfeiçoar os serviços e, com isso, buscar o melhor caminho para cada vez mais atender com excelência os mutuários e pensionistas, a Caixa de Previdência dos Servidores Municiais de Cubatão estabeleceu as metas para 2016. As diretrizes já em andamento vão agilizar o atendimento aos assistidos e também ampliar com o auxílio da tecnologia e de novas regras de fiscalização o controle da assistência médica, ampliando assim a qualidade do atendimento, gerenciando cada vez melhor o patrimônio dos usuários.

Entre as medidas está a reforma administrativa da autarquia. As oportunidades serão preenchidas por meio de concurso público. Serão cinco vagas para escriturário.“Hoje a Autarquia conta com 37 servidores para atender cerca de 10.405 mutuários e dependentes, 1870 aposentados e 549 pensionistas, além dos fornecedores e prestadores de serviço. É preciso ampliar o quadro”.

Outra diretriz é a criação de uma comissão para a adequação do artigo 8D da Lei 3.622 de 2013, que fala sobre a coparticipação na assistência médica. O grupo multidisciplinar será composto por representantes da Câmara, Conselho Administrativo da Caixa, Sindicato dos Servidores e servidores da Autarquia. “O objetivo é implantar a coparticipação ainda no primeiro semestre.”

Para ampliar o atendimento, melhorar a qualidade do serviço e intensificar a fiscalização da assistência médica, outras duas metas já estão em andamento. Seguindo uma reivindicação dos mutuários, uma empresa contratada por meio de licitação atua na consultoria técnica do serviço. Com a análise de todos os procedimentos e gastos, os profissionais são responsáveis por avaliar e municiar a Caixa com informações técnicas para as tomadas de decisões. Assim, é possível avaliar se os procedimentos indicados pelos médicos foram bem recomendados e bem cotados, melhorando dessa forma o atendimento e controlando os gastos. Além disso, todos os contratos com os prestadores de serviço serão revistos, tendo como moldes as determinações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Também em andamento, a Caixa já realiza a implantação de um novo software para o controle dos parâmetros dos gastos da assistência médica. Entre os benefícios, a nova ferramenta monitora a utilização e autoriza os serviços médicos solicitados, facilitando dessa forma o controle de todos os gastos.

As medidas vão melhorar ainda mais a gestão da assistência médica, evitando assim infrações e gastos desnecessários.

Quais os serviços e atendimentos que ficam excluídos?