Superintendente da Caixa afirma que atendimento no Ana Costa está normalizado
Publicado em 12 de junho de 2014, às 08h21

A superintendente da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão, Ana Maria Rodrigues, garantiu que os mutuários voltarão a ter o atendimento normal pelo Hospital Ana Costa ainda esta semana. Isso se dará porque a Caixa repassou nesta tarde (11/06) o cheque com o pagamento da fatura referente ao mês de maio. A interrupção no atendimento se deu por parte do hospital, porque o pagamento deveria ter sido feito no quinto dia útil do mês, o que não ocorreu.

A informação da retomada do atendimento foi dada pela superintendente em reunião com os vereadores da Câmara, no gabinete do presidente César da Silva Nascimento (PDT). O convite para a conversa foi feito por parte dos legisladores.

O vereador Ricardo de Oliveira (PMDB), o Ricardo Queixão, perguntou à superintendente se, uma vez enviado o cheque para o hospital, o atendimento retornaria imediatamente. “O prefeito assinando o cheque e ele sendo enviado ao Ana Costa, amanhã (12/06) o atendimento estará normal?”, questionou. Segundo a superintendente, com o pagamento, o retorno é automático.

Os vereadores questionaram a superintendente em relação à situação econômica atual da Caixa de Previdência.

Ela explicou que, desde a aprovação de Projeto de Lei pela Câmara, em 2013, 2 mil mutuários se desligaram da assistência de saúde da Caixa de Previdência. Ela explicou que ainda há déficit mensal no pagamento aos credenciados, somado ao passivo que ela pegou quando assumiu a autarquia. Segundo Ana Maria, faltam aos cofres da Caixa entre R$ 150 mil e R$ 200 mil mensalmente. E, quando ela assumiu a Caixa, os débitos totalizavam R$ 13 milhões.

“Os débitos foram reduzidos, até então, a R$ 5,5 milhões. E este déficit mensal se dá quando não há alguma fatura muito alta do hospital Ana Costa, que chamamos de sinistralidade”, disse. Ela explicou que o hospital Ana Costa não aceitou, até o momento, a instalação de um equipamento chamado de controlador. Desta forma, a Caixa de Previdência só sabe o valor que terá de pagar ao hospital - que atende diversas especialidades - ao final do mês.

“Peço a ajuda de vocês, vereadores, para conseguimos instalar os controladores no hospital. Eles são importantes porque coíbem abusos e nos dão controle da situação. Se estivermos no vermelho, saberemos antes de receber a fatura e temos como organizar isso”, explicou.

Desabafo

Ana Maria, ao responder aos questionamentos dos vereadores em relação à situação financeira da Caixa, fez um desabafo, chegando às lágrimas. “A Caixa de Previdência começou com 250 mutuários e chegou a 15 mil. Ela cresceu sem planejamento”, disse. Para a superintendente, nos tempos em que o cenário econômico-financeiro era melhor, ninguém se preocupou com o futuro.

Para Ana Maria, é o passivo deixado por administrações passadas que causa as dificuldades atuais enfrentadas pela Caixa de Previdência e pelos mutuários.

O presidente da Casa afirmou que o convite à superintendente não foi para julgá-la ou expô-la. “Sabemos de sua competência. O que precisamos saber é o que precisa ser feito para equalizar as contas da autarquia.

Segundo a superintendente, é preciso modificar uma lei que permita à Caixa utilizar 2% do montante arrecadado no exercício anterior pelo Fundo de Previdência. Ela reiterou a necessidade da colocação dos controladores no Hospital Ana Costa.

Ana Costa Cubatão

Os vereadores citaram, durante a reunião, as más condições de atendimento e estrutura do Hospital Ana Costa de Cubatão. “Está péssimo, a entrada é pelos fundos, está tudo escuro. Por que o tratamento para Cubatão é diferenciado? Não podemos aceitar isso”, disse Aguinaldo Araújo (PDT).

O vereador Fábio Inácio (PT) corroborou a fala de Aguinaldo e disse que é preciso cobrar da instituição melhorias, uma vez que os mutuários pagam seus planos de saúde e merecem atendimento digno.

Por: Érica França (Câmara Municipal de Cubatão)

Como é feito o reembolso em caso de atendimento de emergência onde não há rede conveniada?