Caixas de Previdências unem esforços para enfrentar suas dificuldades
Publicado em 08 de abril de 2014, às 15h39

Uma reunião entre os titulares das Caixas de Previdência do funcionalismo público de Cubatão, Santos e São Vicente, realizada nesta terça-feira em Santos, marcou o início de um trabalho de enfrentamento conjunto das dificuldades comuns às três entidades, especialmente na questão dos altos custos de medicamentos especiais e procedimentos hospitalares. Nas próximas semanas, com o apoio das respectivas áreas jurídicas, ocorrerão novos encontros, além de contatos com redes hospitalares da região.

Segundo a superintendente da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão, Ana Maria Rodrigues, a reunião ocorreu no gabinete do vice-prefeito de Santos, Eustázio Alves Pereira Filho, que é também o presidente da Caixa de Pecúlios e Pensões dos Servidores Municipais de Santos, tendo também a presença do superintendente da Caixa de Saúde e Pecúlio dos Servidores Municipais de São Vicente, Hélio da Costa Marques.

No encontro, ficou evidenciado que as três entidades enfrentam problemas idênticos, na relação com credenciados pessoas físicas e jurídicas, e especialmente com os altos custos de órteses, próteses e medicamentos especializados. Estes itens representam em média 30% dos gastos necessários, sendo que certos materiais podem custar R$ 80 mil por unidade, afora os gastos com os procedimentos médicos para esses tratamentos.

Agora, as três entidades estão mantendo contatos com seus setores jurídicos, sobre as várias questões tratadas, e em seguida voltarão a se reunir, buscando uma ação conjunta para superar a crise que vem atingindo o setor. Uma das possibilidades é a realização de compras conjuntas dos itens de maior custo, buscando reduzir os custos por meio da economia de escala.

Quem são as pessoas beneficiadas com o serviço prestado pela Caixa de Cubatão?